Portugal: Carlos Moedas reconheceu trabalho da Casa do Concelho de Tomar durante evento em Lisboa

Foto: Arlindo Homem

“É com imenso orgulho que a Casa do Concelho de Tomar recebe esta distinção”, afirmou Carlos Galinha, presidente da direção da Casa do Concelho de Tomar em Lisboa, após a entidade ter sido homenageada pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Este responsável explicou que a homenagem ocorreu após iniciativa do Grupo Municipal do Partido da Terra, tendo a Assembleia Municipal de Lisboa aprovado, por unanimidade, o “Voto de Saudação” e a “Recomendação” ao executivo lisboeta para a atribuição da “Medalha Municipal de Mérito Cultural” da cidade de Lisboa à Casa, sedeada na freguesia de Alvalade. O mote foi a comemoração dos 82 anos de existência da entidade, com foco na “atividade levada a efeito na afirmação e divulgação da cultura tomarense na capital portuguesa”.

“Em reunião, no dia 5 de março, foi submetida a proposta subscrita pelo presidente da Câmara, Carlos Moedas, e pelo vereador Diogo Moura, de atribuição da “Medalha Municipal de Mérito Cultural” à nossa Casa”, frisou Carlos Galinha, que acredita que a distinção “dá mais visibilidade à entidade e sentido de estarmos mais empenhados em promover as gentes de Tomar e a sua cultura”.

“Digamos que, com esta distinção, e como presidente, temos mais obrigações com as gentes de Tomar, com o município de Lisboa e com a freguesia de Alvalade”, avançou.

“símbolo do regionalismo” na capital

No último dia 8 de março, a Casa celebrou 82 anos de existência com um evento que incluiu a entrega da Medalha, momento acompanhado de perto por um grande público incluindo associados, convidados, líderes associativos e autoridades, como Carlos Moeda, autarca lisboeta.

Em declarações exclusivas à nossa reportagem, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, considerou “um orgulho comemorar os 82 anos da Casa de Tomar”, “uma das casas regionais mais antigas da cidade” e “um símbolo do regionalismo em Lisboa”.

“instituição é única”

Esta edilidade explicou ainda os contornos que levaram a sua autarquia a distinguir a entidade com a Medalha.

“Ao distinguir a Casa do Concelho de Tomar com a Medalha de Mérito Cultural da cidade estou a assinalar, em nome de todos os lisboetas, que esta instituição é única em Lisboa e que lhe estamos agradecidos pelo que faz e pelo que representa”, sublinhou Moedas, que referiu ainda que “a Casa de Tomar é uma parte da identidade de Lisboa. Daquilo que é Lisboa. Esta casa regional preserva tradições, revive memórias, junta gerações. Traz até Lisboa uma cidade que é uma das mais antigas do país e é, de certa forma, um sinónimo de Portugal. Fá-lo há 82 anos e, com a entrega da Medalha de Mérito Cultural à Casa do Concelho de Tomar, garantimos que a sua história e o seu contributo se imortalizam na história de Lisboa”.

Presenças de vulto

Diversos nomes marcaram presença na festividade, como o deputado à Assembleia da República e presidente da Assembleia Municipal de Tomar, Hugo Costa; o deputado municipal de Lisboa, José Inácio Faria; o deputado municipal de Tomar, Francisco Tavares; o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, Tomas Gonçalves, e o tesoureiro, Paulo Doce Moura; a presidente da Junta de Freguesia de Arroios, Madalena Natividade; e o secretário João Costa; além de presidentes de casas regionais, como Casa das Beiras, José Couto; Casa do Concelho de Tondela, Elísio Chaves; Casa do Concelho de Gouveia, Pedro Almeida; Casa da Comarca de Arganil, António Pereira; e Casa do Concelho de Vinhais, Rui Gonçalves. Estiveram no evento ainda o presidente do Clube Gastronómico de Ponte de Lima, Adelino Tito Morais; e Artur Botão, presidente da Associação das Colectividades de Lisboa.

No final do evento, o Rancho Folclórico “Alma Minhota”, grupo que começou a dar os seus primeiros passos a ensaiar nas instalações da Casa do Concelho de Tomar, realizou uma apresentação. A entidade aproveitou para homenagear elementos ligados à sua história.

Valorização da “terra” e a “construção de Lisboa”

Segundo fontes, os tomarenses migraram para Lisboa nos anos 1930, 40 e 50. Muitos destes tomarenses, ligados à Construção Civil, ajudaram a construir Lisboa. Existem muitos bairros de Lisboa onde a intervenção dos construtores tomarenses tem o seu cunho, como Almirante Reis, Areeiro, Avenidas Novas e, em particular, Alvalade.

A Casa do Concelho de Tomar foi constituída em 4 de março de 1943 e, em 1968, começa a construir a sua sede social em Alvalade, onde ainda se encontra. Ao longo destes anos a Casa é uma associação de direito privado, em que os seus órgãos sociais são eleitos pelos seus associados, e muito tem contribuído ao longo destas oito décadas para promover as suas gentes em Lisboa, em Portugal e junto das comunidades portuguesas.

“Temos promovido encontro de lançamento de livros, produtores agrícolas, os vinhos de Tomar, os artistas tomarenses, músicos, pintores, escultores, ou seja, as tradições, cultura e gastronomia de Tomar. (…) Estamos a melhorar as condições de utilização do nosso edifício para que possamos receber os utilizadores com maior segurança, qualidade e conforto. A Casa do Concelho de Tomar é uma associação que pode fazer a ligação com todos os tomarenses a residir nos “Quatro Cantos” do mundo. Aos tomarenses que residem desde o Canadá à Austrália e que têm projetos para ajudar as instituições tomarenses, a comunidade tomarense, a Casa do Concelho de Tomar está disponível para ajudar neste processo”, finalizou Carlos Galinha.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Unesco celebra 5.º aniversário do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Unesco celebra 5.º aniversário do Dia Mundial da Língua Portuguesa

A Unesco assinala, a 5 de maio, o quinto aniversário do Dia Mundial da Língua Portuguesa, instituído em 2019. Falado…
Angola recebe 15.ª Sessão do Fórum Parlamentar da Região dos Grandes Lagos

Angola recebe 15.ª Sessão do Fórum Parlamentar da Região dos Grandes Lagos

De 20 a 30 de abril, a Assembleia Nacional de Angola acolhe a 15.ª Sessão Ordinária da Assembleia Plenária e…
Timor-Leste: Governo apoia a agricultura com mais entregas de equipamento

Timor-Leste: Governo apoia a agricultura com mais entregas de equipamento

O Ministério da Agricultura, Pescas, Pecuária e Florestas de Timor-Leste divulgou que continua a implementar medidas para reforçar o setor…
Brasil: Cerimónia de substituição da Bandeira Nacional assinala início das comemorações dos 65 anos de Brasília

Brasil: Cerimónia de substituição da Bandeira Nacional assinala início das comemorações dos 65 anos de Brasília

No próximo domingo, dia 20, realiza-se na Praça dos Três Poderes, em Brasília, a cerimónia oficial de substituição da Bandeira…