Ópera FIDELIO, de Beethoven estreia no CCB

CCB . 21 e 23 janeiro . Domingo às 16h00 e Terça às 20h00 . Grande Auditório

Encenação Georges Delnon; Direção musical Graeme Jenkins; Orquestra Sinfónica Portuguesa; Coro do Teatro Nacional de São Carlos

Uma coprodução Centro Cultural de Belém, OPART/Teatro Nacional de São Carlos.

Fidelio foi a única ópera de Beethoven e assumiu várias versões – a final, que ouviremos, subiu à cena em 1814 em Viena.  É uma ópera com diálogos falados, que espelha a onda libertadora que varreu a Europa depois da Revolução Francesa. Nela canta-se a história do amor e heroísmo de Leonore, que se transveste como Fidelio para poder libertar o seu marido Florestan, preso por motivos políticos. No final, a justiça e o amor prevalecem.

Tornou-se uma partitura reverenciada e contém números inesquecíveis: o «Coro dos Prisioneiros»; a ária Abscheulicher de Leonore e a ária de Florestan (dos mais difíceis trechos do repertório); e o grandioso final, em que se canta jubilosamente o Amor, a Virtude e a Liberdade.

O poder da música e a veemente mensagem de liberdade fizeram com que Fidelio tivesse sido, em setembro de 1945, a primeira ópera a ser executada em Berlim após a derrota alemã na II Guerra Mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Ozempic pode ajudar a explicar como o cérebro controla os desejos e os vícios

Medicamentos semelhantes ao Ozempic e ao Wegovy podem...

0

Spotify cria selo para identificar artistas gerados por IA

O Spotify vai começar, em setembro, a usar...

0

Brasil: Anvisa autoriza Flyttr a produzir mosquitos “especiais” para ampliar o combate à dengue

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do...

0