Investigadores desenvolvem base de dados e modelos avançados de visualização para prevenir colisões no Espaço

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a desenvolver uma base de dados e modelos avançados de visualização para prevenir colisões em órbita.

O projeto “Neuraspace – AI FIGHTS SPACE DEBRIS”, liderado pela Neuraspace e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), inclui a criação de ferramentas que permitem aos operadores de satélites antecipar e evitar colisões, otimizando processos através de Inteligência Artificial (IA) e modelos de Machine Learning (ML) de última geração.

«Estas ferramentas não só reduzem falsos alertas e manobras desnecessárias, poupando cerca de 25 mil euros por manobra, como também aumentam a eficiência, prolongam a vida útil dos satélites e permitem tomadas de decisão rápidas e seguras. Este desenvolvimento é essencial num setor em rápida expansão e que exige soluções tecnológicas avançadas para garantir a segurança e a sustentabilidade das operações espaciais», considera Nuno Lourenço, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da FCTUC e investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC).

A plataforma desenvolvida pela Neuraspace integrará estas ferramentas num produto autónomo, acessível a operadores de satélites e instituições como a ESA ou a NASA, ajudando a mitigar os riscos de colisão no espaço. A maior precisão das manobras controladas por IA, a economia de combustível e a criação de um ambiente operacional mais sustentável são algumas das vantagens desta plataforma.

«A FCTUC desempenha um papel relevante neste projeto, desenvolvendo a base de dados necessária para armazenar e processar grandes volumes de informação. Esta infraestrutura será essencial para disponibilizar aos utilizadores da Neuraspace dados em tempo real, permitindo decisões rápidas e informadas», explica o coordenador do projeto na UC.

Adicionalmente, continua Nuno Lourenço, «a FCTUC está a criar modelos avançados de visualização para apresentar informações multidimensionais de forma intuitiva. Este trabalho garante que os operadores possam interpretar os dados de maneira eficiente e tomar decisões críticas em segundos».

Neste momento, os resultados já são tangíveis. O serviço de visualização de dados, está já em fase de testes pela Neuraspace e integra os modelos desenvolvidos pela equipa da FCTUC. O do sistema de recolha e processamento de dados está também, em fase de conclusão, com estudos realizados para selecionar os fornecedores mais vantajosos.

«Com o aumento exponencial de satélites em órbita, o risco de colisões também cresce, tornando este tipo de soluções indispensável. Tal como acontece nas estradas, no espaço, os acidentes podem causar danos significativos aos satélites e impactar a sustentabilidade das operações espaciais. O “Neuraspace – AI FIGHTS SPACE DEBRIS” posiciona-se assim como uma resposta inovadora e indispensável para os desafios do futuro do espaço», conclui Nuno Lourenço.

Universidade de Coimbra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Grok 4 da xAI destaca-se em testes de IA, mas polémicas persistem

Grok 4 da xAI destaca-se em testes de IA, mas polémicas persistem

A xAI, empresa de Elon Musk, lançou o Grok 4, o seu modelo mais recente de inteligência artificial, que tem…
Moçambique: Membro da PRM e dois Namparamas morrem após confrontos em Nampula

Moçambique: Membro da PRM e dois Namparamas morrem após confrontos em Nampula

Confrontos entre a Polícia da República de Moçambique (PRM) e membros do grupo Namparama, ocorridos na sexta-feira (11), na província…
Dinamarca: Estudo revela que poluição do ar pode aumentar risco de tumor cerebral benigno

Dinamarca: Estudo revela que poluição do ar pode aumentar risco de tumor cerebral benigno

Um novo estudo realizado na Dinamarca sugere que a exposição contínua à poluição atmosférica, especialmente às partículas ultrafinas emitidas por…
UNICEF denuncia ataque mortal contra famílias que aguardavam ajuda humanitária em Gaza

UNICEF denuncia ataque mortal contra famílias que aguardavam ajuda humanitária em Gaza

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) condenou veementemente o assassinato de civis durante a distribuição de ajuda…