Uma equipe internacional de pesquisadores, que inclui cientistas da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, descobriu que certas bactérias naturais do solo podem aumentar a resistência das plantas à salinidade, um dos problemas que mais ameaçam a agricultura mundial. O estudo, publicado na revista científica Science Advances, sugere que estes microrganismos poderão abrir caminho ao desenvolvimento de soluções biológicas para cultivar em solos afetados pelo excesso de sal.
O estudo verificou que bactérias do gênero Pseudomonas se concentram naturalmente junto às raízes de plantas sujeitas ao estresse salino, como milho, tomate, colza e soja. Em testes realizados em estufa e em campo, a introdução destas bactérias em plantas de soja desenvolvidas em sistemas radiculares mais robustos, melhor desenvolvimento e maiores produtividades quando cultivadas em solos salinos.
Ao contrário do que se pensou, os cientistas concluíram que estes microrganismos não ajudam as plantas a eliminar o sal. Em vez disso, estimulamos a produção de lignina, um composto natural que fortalece as paredes celulares das raízes, tornando-as mais resistentes às condições adversas. O aumento da produção desta substância revelou-se essencial para que as plantas beneficiem da ação protetora das bactérias.
Os autores afirmam que a descoberta poderá contribuir para o desenvolvimento de tratamentos biológicos capazes de reduzir a dependência de produtos químicos na agricultura. Com a salinização dos solos a aumentar devido às alterações climáticas, à supervisão intensiva e à elevação do nível do mar, o pesquisador defende que estas soluções poderão desempenhar um papel importante na preservação da produtividade agrícola e no reforço da segurança alimentar mundial.