O consumo de cannabis entre adultos com 65 anos ou mais nos Estados Unidos atingiu um novo patamar histórico, com 7% dessa faixa etária relatando ter usado a substância no mês anterior, de acordo com uma análise liderada por investigadores da NYU School of Global Public Health.
Publicadas no JAMA Internal Medicine, as descobertas mostram um aumento de quase 46% no uso atual de cannabis entre 2021 e 2023, um salto significativo em comparação com menos de 1% registaado em 2006 e 2007 para o uso no ano anterior.
O perfil dos consumidores de cannabis também tem se modificado nos últimos anos, indicando um crescimento pronunciado em grupos demográficos e socioeconômicos específicos. O estudo revela que o aumento foi mais acentuado entre idosos casados, brancos, com ensino superior e renda anual igual ou superior a US$ 75.000. Notavelmente, embora os homens mais velhos ainda apresentem maior probabilidade de uso, as mulheres mais velhas também registaram um aumento considerável.
Os investigadores, que analisaram dados da Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde de 2021 a 2023, destacam que o aumento do uso de cannabis é mais proeminente em estados onde a cannabis medicinal é legal.
O estudo também revelou um aumento significativo no uso de cannabis por adultos mais velhos com doenças crônicas, especialmente aqueles com múltiplas condições como problemas cardíacos, diabetes e cancro.