Gestão do stress parental pode reduzir risco de obesidade infantil

Um estudo da Universidade de Yale indica que apoiar os pais na gestão do stress pode diminuir significativamente o risco de obesidade em crianças pequenas. Pais sobrecarregados tendem a ter rotinas desorganizadas, escolhas alimentares menos saudáveis e menos práticas parentais positivas.

O ensaio envolveu 114 pais com excesso de peso ou obesos, com filhos entre dois e cinco anos. Um grupo participou no programa Parenting Mindfully for Health (PMH), que combinava mindfulness, autorregulação comportamental e aconselhamento sobre alimentação e atividade física. O outro grupo recebeu apenas orientação sobre alimentação saudável e exercício.

Os pais do PMH relataram menos stress e adotaram práticas parentais mais positivas. Os filhos consumiram menos alimentos pouco saudáveis e não ganharam peso, ao contrário do grupo de controlo, cujas crianças tiveram seis vezes mais probabilidade de desenvolver excesso de peso.

Os investigadores destacam que lidar com o stress parental melhora a educação das crianças e previne a obesidade precoce, um problema em crescimento global. Até 2040, o número de crianças com excesso de peso pode chegar a 228 milhões, ultrapassando pela primeira vez as crianças com baixo peso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Portugal: Azeite português integra lista dos mais saudáveis do mundo

O azeite português Oliveira da Serra “O Lagar”...

0

OMS e Lula apelam ao G7 para concluir acordo internacional sobre pandemias

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o...

0

Moçambique: Fundo Global financia saúde com 612 milhões de euros até 2029

O Fundo Global anunciou um financiamento de cerca...

0