Comissão Europeia multa X em 120 milhões de euros por violar a Lei dos Serviços Digitais

A Comissão Europeia aplicou uma multa de 120 milhões de euros à empresa X por incumprimento da Lei dos Serviços Digitais (DSA). As infrações incluem:

  • Design enganoso do selo azul: A empresa permitia que qualquer utilizador comprasse o status de “verificado”, enganando os utilizadores sobre a autenticidade das contas.
  • Falta de transparência no repositório de anúncios: O repositório não fornecia informações essenciais nem era facilmente acessível para investigadores e sociedade civil.
  • Acesso negado a dados públicos: Pesquisadores enfrentavam barreiras para aceder aos dados públicos da plataforma, limitando análises de riscos sistémicos.

Esta é a primeira decisão de não conformidade ao abrigo da DSA. A empresa X tem agora 60 dias úteis para corrigir o problema do selo azul e 90 dias para apresentar um plano de ação sobre os anúncios e acesso a dados. O incumprimento poderá levar a penalizações periódicas adicionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

OMS pede que calor extremo seja tratado como uma emergência de saúde pública

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que...

0

Guterres apela a uma governação global da inteligência artificial que beneficie todos os países

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou...

0

França aprova lei que legaliza o suicídio assistido

A Assembleia Nacional francesa aprovou um projeto de...

0