A Allianz Trade e a Inclusive Brains reforçaram a sua parceria para impulsionar a inclusão digital de pessoas com deficiência, através do desenvolvimento de um teclado controlado pela mente.
A tecnologia, baseada em inteligência artificial generativa, integra o Prometheus BCI, uma interface inovadora que converte dados neurofisiológicos em comandos mentais.
O projeto baseia-se no princípio de que a tecnologia deve adaptar-se ao utilizador e não o contrário.
O teclado controlado pela mente promete devolver a autonomia a milhões de pessoas impossibilitadas de comunicar devido a doenças neurodegenerativas ou lesões incapacitantes. A ferramenta pode facilitar o acesso ao ensino, ao emprego e à vida digital, reduzindo barreiras sociais.
O Prometheus BCI já demonstrou aplicações transformadoras, sendo a primeira ferramenta multimodal e não invasiva a permitir a publicação de um tweet e a submissão de uma emenda parlamentar através do pensamento.
A tecnologia foi concebida para beneficiar aqueles que mais precisam, permitindo que pessoas com paralisia ou dificuldades de fala possam controlar um teclado através do olhar, do piscar de olhos ou do movimento muscular.
Este avanço pode ser determinante para devolver a comunicação e a integração social a estas pessoas, segundo Olivier Oullier, CEO da Inclusive Brains.
A Allianz Trade e a Inclusive Brains pretendem ampliar o alcance da tecnologia além das pessoas com deficiência. Para isso, o código do Prometheus BCI será disponibilizado em open source, permitindo que investigadores, programadores e indústrias colaborem no desenvolvimento de novas soluções assistivas.
Para Florence Lecoutre, membro do Conselho de Administração da Allianz Trade, a inclusão tecnológica passa pela eliminação da discriminação.
Ao disponibilizar o código do Prometheus BCI, a empresa pretende incentivar a colaboração global no avanço das tecnologias assistivas. Lecoutre reforçou ainda que a inovação deve derrubar barreiras e criar soluções que capacitem indivíduos em todo o mundo.