Angola: Banco Africano de Desenvolvimento investe 211,4 milhões de dólares para transformar agricultura no leste do país

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou um pacote de financiamento de 211,4 milhões de dólares para dinamizar a produção agrícola e criar milhares de empregos no leste de Angola.

O Projeto de Desenvolvimento das Cadeias de Valor Agrícolas da Região Oriental pretende transformar a zona num polo alimentar para Angola e países vizinhos, tirando partido da localização estratégica ao longo do Corredor do Lobito.

A iniciativa deverá gerar 7.500 empregos diretos — metade destinados a mulheres e um terço a jovens — e beneficiar 1,2 milhões de pessoas em seis províncias: Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Moxico Leste, Cuando e Cubango.

O pacote combina um empréstimo de 190,4 milhões do BAD, 20 milhões do financiamento do Processo de Roma/Plano Mattei e um subsídio de 1 milhão da Transition Support Facility. O Governo de Angola acrescenta ainda 100 milhões de dólares em financiamento paralelo.

O projeto aposta na expansão agrícola através de sementes de alto rendimento, sistemas de irrigação resilientes e desenvolvimento de 150 mil hectares de novas áreas cultiváveis. Inclui ainda a criação de 3.000 escolas de campo para agricultores, seis centros agroindustriais e seis centros de mecanização, capazes de prestar serviços a cerca de 900 mil agricultores. Serão igualmente reabilitados 400 quilómetros de estradas secundárias para facilitar o acesso aos mercados e ao Corredor do Lobito.

Outra medida central será a melhoria do acesso a fertilizantes, com um mecanismo de garantia parcial destinado a disponibilizar 360 mil toneladas ao longo do projeto — uma revolução face à utilização atual de apenas 7,9 kg por hectare.

Segundo o BAD, esta intervenção marcará um ponto de viragem para a soberania alimentar angolana e para a integração regional, colocando as províncias do leste na rota do comércio agrícola da África Austral.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Angola: Relatório da proposta do OGE 2026 aprovado com votos contra da UNITA

O relatório parecer da proposta do Orçamento Geral...

0

Angola: Projeto político PVED aguarda inscrição pelo Tribunal Constitucional

O porta-voz do projeto político Partido pela Verdade...

0

Angola: MPLA designa novo presidente da Assembleia Nacional

O Bureau Político do MPLA indicou nesta quinta-feira,...

0