O Banco Nacional de Angola (BNA) está a elaborar um plano de resolução para o Banco Económico, com o objetivo de que este consiga responder à situação de muita dificuldade em que se encontra.
A informação foi divulgada pelo jornal “Expansão”, que acrescentou que a opção do BNA ocorreu após vários anos em que a situação do Banco Económico se foi arrastando sem ter havido qualquer intervenção direta do BNA.
“Estão a ser dados os primeiros passos para que o banco central [BNA] possa anunciar um plano de resolução para a instituição bancária [Banco Económico]. O Expansão confirmou junto dos intervenientes do processo que foi contratada uma entidade independente que está a fazer um estudo sobre a situação do banco, e que servirá de base para a implementação das medidas de resolução que estão previstas na Lei das Instituições Financeiras, art.º 251”, lê-se na publicação.
É ainda referido que as medidas de resolução previstas na lei passam por “alienação parcial ou total da atividade a outra instituição autorizada a desenvolver a atividade em causa”, bem como “transferência, parcial ou total, da atividade a uma ou mais instituições bancárias de transição”, “segregação e transferência parcial ou total da atividade para veículos de gestão de ativos” e “recapitalização interna ‘bail-in’”.