Angola: BNA revê inflação para 8,6% e melhora previsão de crescimento económico

O Banco Nacional de Angola (BNA) reviu em baixa a previsão de inflação para o final de 2026, passando de 11,5% para 8,6%, refletindo a desaceleração dos preços observada nos últimos meses. Em simultâneo, elevou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,5% para 3,6%, impulsionada pelo desempenho do setor não petrolífero, cuja expansão deverá atingir 4,32%.

No primeiro trimestre de 2026, a economia angolana cresceu 5,32%, com o setor não petrolífero a avançar 6,22%, enquanto o setor petrolífero registou uma ligeira contração. A inflação homóloga abrandou para 10,11% em junho e o banco central acredita que o país poderá atingir uma inflação de um dígito já em julho, caso se mantenha a atual trajetória de desaceleração.

O governador do BNA, Manuel Tiago Dias, destacou que a redução da inflação deverá contribuir para a diminuição das taxas de juro, melhorar o poder de compra das famílias e criar condições mais favoráveis ao investimento e ao financiamento das empresas. Apesar de reconhecer a existência de riscos externos, o banco central considera que, até à próxima reunião de política monetária, não se antecipam fatores capazes de inverter a tendência de descida dos preços na economia angolana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Angola: Parlamento promove debate sobre o contributo da mulher africana para o desenvolvimento

A Assembleia Nacional de Angola assinalou o Dia...

0

Angola: João Lourenço faz alterações em cargos da Administração Central do Estado

O Presidente de Angola, João Lourenço, exonerou e...

0

Vendas de carros elétricos atingem recordes em vários mercados impulsionadas pela crise energética

As vendas de carros elétricos registaram novos máximos...

0