O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, afirmou que o Presidente da República de Angola, João Lourenço, está a transformar o país numa Coreia do Norte.
Segundo Costa Júnior, Angola está atualmente pior do que no tempo de José Eduardo dos Santos, antecessor de João Lourenço, a nível de falta de tolerância e de autarquias. E, a seu ver, a nova lei da segurança nacional é um perigo para a democracia, que concede, por exemplo, permissão para desligar a Internet em todo o país.
“Dirigentes que estão sentados no poder oiçam o povo. Angola está pior, temos maus governantes na cadeira do poder”, criticou, citado pelo “Angola 24 Horas”.
As declarações foram feitas em Cabinda. O dirigente do maior partido da oposição angolana esteve na província a realizar uma visita de trabalho, que incluiu contactos com diversas entidades.
Foi também nessa ocasião que fez o primeiro comício do ano de 2024, tendo escolhido esta região do norte de Angola para agradecer o “voto de confiança expressivo” na UNITA, que conquistou a província ao MPLA nas últimas eleições de 2022.