O ministro angolano da Energia e Águas, João Baptista Borges, reuniu-se em Seul, com responsáveis da Hanwha Qcells para analisar o desenvolvimento de projetos de energia solar nas províncias de Benguela e Malanje. As iniciativas estão a ser executadas pela empresa sul-coreana em parceria com a norte-americana Sun Africa.
A reunião decorreu durante uma visita às instalações industriais da Hanwha Qcells, onde a delegação angolana acompanhou as diferentes fases de produção de equipamentos fotovoltaicos, desde o fabrico das células solares até à montagem dos painéis.
As conversações incidiram também sobre novas oportunidades de colaboração para levar eletricidade às comunidades rurais angolanas. João Baptista Borges destacou o potencial da energia solar para aumentar a cobertura elétrica do país e demonstrou interesse em tecnologias de armazenamento capazes de melhorar a estabilidade do fornecimento.
Segundo a Embaixada de Angola na República da Coreia, estas soluções poderão complementar a produção hidroelétrica e diminuir a dependência de geradores a gasóleo. A comitiva incluiu o embaixador Sianga Abílio, representantes do setor energético e membros da missão diplomática angolana.