Angola e Huawei assinam acordo para modernizar sistema nacional de saúde

O Ministério da Saúde de Angola e a tecnológica chinesa Huawei assinaram um acordo de cooperação para a modernização do Sistema Nacional de Saúde, prevendo a formação de cerca de 38 mil profissionais e a realização de mais de 500 mil consultas médicas remotas nos próximos quatro anos. O memorando foi rubricado a 26 de janeiro, em Shenzhen, no último dia da visita oficial da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, à China.

Segundo o Ministério da Saúde angolano, o acordo estabelece um quadro de cooperação destinado à digitalização progressiva de hospitais e unidades sanitárias em todo o território nacional. A parceria inclui a implementação de soluções de telemedicina, tele-enfermagem, imagiologia digital e o uso de inteligência artificial aplicada à saúde, com o objetivo de melhorar o acesso e a qualidade dos serviços prestados à população.

O memorando prevê igualmente o desenvolvimento de competências nacionais na área das tecnologias de informação e comunicação, através da formação de profissionais de saúde e de quadros técnicos angolanos. A iniciativa insere-se na estratégia do Governo de Angola para reforçar a capacidade do sistema de saúde e reduzir assimetrias regionais no acesso aos cuidados médicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Síria: À medida que a vida volta ao normal em Alepo, o trauma persiste e o medo permanece

A violência em Alepo, a segunda cidade mais...

0

China executa 11 ligados a fábricas de fraudes em Mianmar

A China executou 11 pessoas condenadas por integrarem...

0

Relatório alerta para IA cada vez mais autónoma e estratégica

Um novo relatório da União Internacional de Telecomunicações...

0