Angola e Japão afinam posições para Conferência Internacional sobre Desenvolvimento de África

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, reuniu-se esta segunda-feira, em Luanda, com o embaixador do Japão, Hiroaki Sano, para discutir os preparativos da próxima edição da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD). O encontro abordou questões diplomáticas e protocolares, bem como as prioridades estratégicas que Angola pretende apresentar no fórum.

A TICAD, iniciativa do Governo japonês em parceria com as Nações Unidas, PNUD, Comissão da União Africana e Banco Mundial, é considerada por Angola uma plataforma-chave para reforçar o diálogo e a cooperação com o Japão.
Téte António destacou o compromisso do país com o desenvolvimento sustentável, a paz e a integração regional, enquanto Hiroaki Sano reiterou o interesse do Japão em aprofundar relações bilaterais e apoiar projetos que melhorem as condições de vida dos angolanos.

O evento, além de fomentar o comércio e o investimento, procura promover a resolução pacífica de conflitos e o fortalecimento institucional em África.
Vários sectores como energia, agricultura, saúde, educação e tecnologia estão entre as áreas prioritárias, bem como programas de capacitação, bolsas de estudo e transferência de tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Rússia ameaça retaliação contra Japão por ajuda à Ucrânia

A Rússia ameaçou retaliar contra o Japão após...

0

Namíbia reconhece contribuição histórica de Angola para a sua independência

A Presidente da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, enalteceu o...

0

Angola: Comité Central do MPLA recusa candidatura de Higino Carneiro

O Comité Central do Movimento Popular de Libertação...

0