A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social de Angola, Teresa Rodrigues Dias, divulgou que a dívida global das empresas que não pagam as prestações dos trabalhadores é de 47.041.692.480,74 kwanzas.
A quantia foi divulgada em Luanda, no balanço das atividades realizadas pelo referido setor em 2023, indica o “Jornal de Angola”. O valor da dívida terá sido notificado a 3.977 empresas.
Ainda de acordo com Teresa Rodrigues Dias, para o quinquénio 2023-2027 o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) definiu como prioridade o aumento da cobertura da Proteção Social Obrigatória (PSO), com a inscrição de 2.200.000 novos segurados e 50.000 contribuintes.
Segundo a governante, ainda falta muito por se fazer para que a dívida do valor global da Segurança Social seja paga, mas salientou que todos devem estar engajados para a resolução deste problema. Neste âmbito, solicitou aos trabalhadores para passarem a fazer acompanhamento da situação contributiva através das plataformas disponíveis pelo INSS, que podem ser consultadas via online.