Angola: Exportações petrolíferas registam ligeira subida

O Governo angolano exportou 96,8 milhões de barris de petróleo bruto no segundo trimestre de 2024, o que representa mais 0,56% comparativamente ao trimestre anterior, e arrecadou 8,1 mil milhões de dólares (7,4 mil milhões de euros). 

Os números foram divulgados pelo secretário de Estado para o Petróleo e Gás de Angola, José Barroso, que acrescentou que o volume exportado, ao preço médio de 84,9 dólares por barril, representa um aumento de 1,98% em relação ao trimestre homólogo de 2023. 

Ainda de acordo com o governante, a China foi o principal destino do petróleo bruto angolano no segundo trimestre deste ano, com 54,83% do volume total exportado. Outros destinos foram Espanha (8%), Índia (7,84%), Canadá (4,11%), França (3,71%) e África do Sul (3,5%). 

Do volume exportado, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (concessionária angolana) liderou com 25,67%, seguida da estatal Sonangol (14,81%). Entre as companhias internacionais destacaram-se a Azule Energy (15,82%), TotalEnergies (12,47%), Esso (9,94%) e Equinor (6,83%).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Angola: João Lourenço anuncia expansão de parques solares e reforço da eletrificação

João Lourenço anunciou a instalação de novos parques...

0

Angola: Pré-candidato do MPLA aponta tolerância social à corrupção no país

O pré-candidato à presidência do Movimento Popular de...

0

Angola: João Lourenço defende que desenvolvimento depende de acesso à energia elétrica

O Presidente da República de Angola, João Lourenço,...

0