Angola: Governo aperta cerco às irregularidades na contratação pública

O diretor-geral do Serviço Nacional de Contratação Pública em Angola, Osvaldo Ngoloimwe, declarou que o Governo vai apertar o cerco às irregularidades na contratação pública.

As ações que serão adotadas incluem a introdução de sanções administrativas mais severas, como o bloqueio das despesas das Unidades Orçamentais.

Ainda de acordo com Ngoloimwe, a decisão ocorre após quase dois anos de uma fase maioritariamente pedagógica, marcada por ações de formação e capacitação dos agentes administrativos. Trata-se de uma viragem para um modelo de maior rigor, fiscalização e responsabilização na gestão da despesa pública.

O responsável esclareceu que, além do bloqueio das despesas, poderão ser apuradas responsabilidades diretas aos gestores máximos das Unidades Orçamentais, com o objetivo de fortalecer o controlo e a disciplina financeira na execução do Orçamento Geral do Estado.

“Durante muito tempo criou-se o hábito de entender a contratação pública como um simples acto de assinatura de contratos e recepção de faturas”, declarou, acrescentando que o atual quadro legal exige planeamento rigoroso, cumprimento de procedimentos e execução eficiente dos contratos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Cabo Verde e Angola reforçam relações bilaterais e cooperação no espaço lusófono

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Francisco Carvalho, recebeu...

0

Angola: Cidadania inaugura sede nacional

O partido Cidadania inaugurou a sua sede nacional...

0

Angola: Assembleia Nacional aprova Lei da Cibersegurança

A Assembleia Nacional aprovou, na generalidade, a Lei...

0