Angola: João Lourenço destaca avanços e reforça ambição na parceria União Africana–União Europeia

A 7.ª Cimeira União Africana–União Europeia terminou esta terça-feira, em Luanda, com um apelo do Presidente da União Africana, João Lourenço, ao reforço da cooperação estratégica entre os dois continentes.

No seu discurso de encerramento, o Chefe de Estado angolano sublinhou o carácter “intenso e produtivo” dos trabalhos, conduzidos sob o lema “Promover a Paz e a Prosperidade através de um Multilateralismo Eficaz”, e agradeceu o compromisso demonstrado pelas delegações presentes.

João Lourenço destacou os progressos alcançados desde a Cimeira de Bruxelas, em 2022, especialmente nas áreas da paz e segurança, saúde, cooperação climática e energética, transformação digital, comércio, investimento e migração. O Presidente salientou, contudo, que persistem domínios que exigem avanços adicionais, tal como ficou registado no Relatório de Implementação da Declaração da 6.ª Cimeira. Para Lourenço, este exercício de avaliação crítica é fundamental para melhorar continuamente a cooperação entre a UA e a UE.

Entre as prioridades reafirmadas, sobressaem o reforço das respostas conjuntas ao terrorismo e extremismo violento, a intensificação da ação climática com mais financiamento para adaptação e resiliência, a expansão dos investimentos em infraestruturas e agricultura sustentável, o aumento da mobilidade entre povos e o empoderamento da juventude através da educação e do empreendedorismo. João Lourenço adiantou que, na Cimeira de 2028, prevista para a Europa, espera ver uma visão ainda mais ambiciosa relativamente à industrialização, financiamento sustentável e inovação digital.

O líder da União Africana encerrou o evento expressando confiança no impacto positivo das decisões tomadas e agradecendo o empenho das equipas da UA e da UE na organização da cimeira. Dirigiu ainda votos de bom regresso às delegações e desejou um Ano Novo marcado pela paz, prosperidade e harmonia entre os povos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Angola: Investimento em Angola recua 59% em nove anos

O investimento direto estrangeiro em Angola registou uma...

0

Angola analisa nova estratégia diplomática para a China até 2027

Na primeira Reunião de Concertação Diplomática e Consular...

0

Angola: UNITA considera nova composição da CNE um “golpe político”

O Grupo Parlamentar da UNITA decidiu não aprovar...

0