Angola: João Lourenço reforça combate ao branqueamento de capitais e aposta na segurança alimentar

O João Lourenço orientou a segunda sessão ordinária do Conselho de Ministros, marcada por decisões estratégicas que visam reforçar a transparência financeira, modernizar o sector agrícola e consolidar a segurança alimentar em Angola.

Entre os principais pontos da agenda esteve a apreciação da proposta de alteração da lei sobre a prevenção e combate ao branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa, que será remetida à Assembleia Nacional.

O Conselho de Ministros aprovou também o Programa Legislativo do Executivo para 2026, considerado um instrumento fundamental para garantir maior coordenação entre as políticas públicas e a produção legislativa. O documento procura assegurar previsibilidade e legalidade na acção governativa, ao mesmo tempo que reforça a eficácia e a transparência das instituições, num momento em que o Executivo procura acelerar reformas estruturais e consolidar a estabilidade económica.

No sector agrícola, o Governo deu passos decisivos para modernizar o Instituto Nacional dos Cereais, através de um projecto de decreto presidencial que prevê maior autonomia administrativa, financeira e patrimonial. A medida insere-se na estratégia nacional de segurança alimentar e visa aumentar a produção agrícola, apoiar a agricultura familiar e reduzir a dependência externa.

Paralelamente, foi apreciada a criação do Observatório Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, um organismo que terá a missão de monitorizar de forma permanente a situação alimentar no país e antecipar riscos, reforçando a capacidade de resposta face a possíveis crises.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Angola entra em lista de 60 economias investigadas pelos EUA por trabalho forçado

Os Estados Unidos iniciaram uma investigação a 60...

0

Angola aposta na água como eixo da transição energética e desenvolvimento sustentável

Em Madrid, durante a feira IMEX Madrid 2026,...

0

Angola: Líder do PRA-JA defende soluções em vez de ideologias partidárias

O líder do PRA-JA Servir Angola, Abel Chivukuvuku,...

0