O líder do Bloco Democrático (BD), Filomeno Vieira Lopes, sugeriu um “pacto de regime” para tirar o MPLA do poder, através da formalização da Frente Patriótica Unida (FPU), coligação da oposição angolana.
A proposta foi feita através de uma entrevista dada em exclusivo à “DW África”, numa altura em que a FPU continua a gerar debate na sociedade. Neste sentido, Vieira Lopes começou por explicar por que razão Abel Chivukuvuku, presidente do PRA-JA Servir Angola, foi deixado de fora da coligação na última reunião realizada em Luanda.
“Houve uma certa indisponibilidade da parte do Abel de conversarmos todos conjuntamente”, partilhou ao referir-se às recentes declarações de Chivukuvuku, que afirmou ter recebido dos delegados do PRA-JA um mandato para “caminhar sozinho”.
A FPU, agora constituída apenas pela UNITA e pelo BD, quer que o MPLA passe para a oposição e pretende criar “os instrumentos de verdadeiras instituições democráticas do país, um país que seja inclusivo e com uma cidadania ativa”, concluiu Vieira Lopes.