O líder do Partido Liberal (PL), Euclides Luís de Castro, dirigiu uma carta aos líderes do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), onde apelou à promoção de uma cultura de moderação, tolerância e diálogo construtivo. O pedido foi feito numa altura marcada pela aproximação das eleições gerais de 2027.
De acordo com o político, os dirigentes do MPLA e da UNITA exercem um papel determinante na história política, na estabilidade e na consolidação democrática angolana, sendo responsáveis pelo tom do debate público e pelo comportamento de militantes e simpatizantes.
“O exercício da autoridade política e moral traduz-se na capacidade de liderar com equilíbrio, sentido de Estado e respeito pelas instituições, preservando a ordem pública e a unidade nacional”, partilhou.
Luís de Castro lembrou na missiva que Angola é património de todos os angolanos, estando acima de qualquer disputa partidária, e que o povo suportou os custos humanos e sociais do conflito e da instabilidade ao longo de décadas, aspirando hoje a tranquilidade, segurança e previsibilidade.