Angola mantém posição no Índice de Perceção da Corrupção 2025

Angola manteve-se na 120.ª posição entre 183 países no Índice de Perceção da Corrupção 2025, da Transparência Internacional, repetindo o resultado de 2024, com 32 pontos. Entre os países lusófonos, Moçambique e Guiné-Bissau surgem como os pior classificados, enquanto Cabo Verde lidera entre os PALOP, com 62 pontos.

Apesar de Angola ter registado uma subida de 17 pontos na última década, o relatório destaca que muitos cidadãos consideram os esforços do Governo insuficientes e receiam represálias ao denunciar casos de corrupção.

No espaço lusófono africano, São Tomé e Príncipe obteve 43 pontos, enquanto Moçambique e Guiné-Bissau ficaram pelos 21. No topo da tabela continuam os países do Norte da Europa, com a Dinamarca a liderar, somando 89 pontos.

O índice avalia sobretudo a perceção da corrupção no setor público, sendo que quanto maior a pontuação, melhor o desempenho do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Angola: PADDA abandona a CASA-CE

O líder do PADDA – Aliança Patriótica, Alexandre...

0

Angola: João Lourenço já está em Brazzaville para investidura de Denis Sassou Nguesso

O Presidente da República de Angola, João Lourenço,...

0

Angola: João Lourenço lidera reunião de emergência após enchentes em Benguela

O Presidente de Angola, João Lourenço, orientou uma...

0