A produção de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) aumentou, em dezembro, segundo informação avançada, no final da semana passada, pela agência Reuters. O aumento de produção no Iraque, Angola e Nigéria compensou os cortes em curso na Arábia Saudita e noutros membros da Organização.
Em dezembro, foram produzidos 27,88 milhões de barris por dia, o que significou um aumento de 70 mil bpd a mais relativamente a novembro.
O crescimento acontece antes dos novos cortes da OPEP previstos para 2024 e da saída de Angola, o que irá afetar produção e a quota de mercado já em Janeiro. A quota de mercado da OPEP tem vindo a diminuir, devido à contenção da produção e à saída de alguns membros.