O Consulado Geral de Portugal em Luanda informou que o reconhecimento facial passou a ser obrigatório para agendar um pedido de visto para Portugal no centro de vistos da VFS Glonal em Luanda.
A explicação dada para a decisão está relacionada com o facto de o procedimento em questão ter como objetivo evitar estratégias fraudulentas e açambarcamento e vagas para agendar vistos na plataforma online gerida pela VFS.
O reconhecimento facial é obrigatório para todos os requerentes maiores de 18 anos. “Qualquer tentativa de evitar o reconhecimento facial através da indicação de data de nascimento falseada implicará a não aceitação do pedido de visto”, alerta o Consulado.
A informação é divulgada após o Governo português ter admitido, em meados de fevereiro, que a plataforma usada em Luanda para os agendamentos de vistos estava a ser bloqueada ilegitimamente por “açambarcadores” que capturam vagas através de ‘software’ malicioso, citou a “Lusa” na altura. Este problema é apontado como um dos principais motivos para as dificuldades no agendamento de vistos em Luanda, onde são abertas 300 vagas por dia.
One Comment
Obrigado pela informaçāo