Um grupo de 23 jovens angolanos está a receber formação profissional nas mais diversas especialidades, na cidade do Porto, em Portugal, com vista à capacitação para o desempenho de funções na primeira refinaria angolana de ouro.
A primeira refinaria de ouro angolana está a ser construída no Polo Industrial de Viana, em Luanda, e deverá entrar em funcionamento no segundo semestre de 2024. A refinação do ouro desempenha um papel crucial em vários segmentos de importância económica, financeira e industrial. “Com a implantação deste empreendimento certamente contribuirá para o processo de diversificação económica, para o aumento do emprego e arrecadação de receitas fiscais a favor do Estado”, refere o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola, em comunicado.
Atualmente, informou aquele Ministério, os trabalhos de construção da refinaria de ouro, registam um grau de execução de cerca de 35% enquanto, simultaneamente, decorrem os processos de aquisição dos principais equipamentos no exterior, bem como a certificação inicial.