O Departamento de Estado dos Estados Unidos da América anunciou que o secretário de Estado, Antony Blinken, vai realizar uma visita a Cabo Verde, Costa do Marfim, Nigéria e Angola de 21 a 26 de janeiro, para promover uma agenda que inclui vários temas.
“Ao longo da viagem, o secretário irá destacar como os Estados Unidos aceleraram a parceria EUA-África desde a Cimeira de Líderes EUA-África, incluindo em áreas como clima, alimentação e segurança sanitária”, é referido num comunicado do Departamento de Estado. É expectável que a visita permita o estabelecimento de parcerias de segurança, respeito pelos direitos humanos, promoção da democracia e a expansão do Estado de direito.
A visita de Blinken visa reafirmar o compromisso de Washignton com parceiros costeiros da África Ocidental através da Estratégia para Prevenir Conflitos e Promover a Estabilidade e da parceria dos Estados Unidos com a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental para enfrentar os desafios regionais.
“Também enfatizará a nossa parceria económica centrada no futuro e a forma como os Estados Unidos estão a investir em infraestruturas em África para impulsionar o comércio bilateral, criar empregos a nível nacional e no continente e ajudar África a competir no mercado global”, acrescenta a nota.