Cabinda: Corredor do Miconge poderá transformar Cabinda em celeiro económico regional

O projecto “Corredor do Miconge”, apresentado esta terça-feira pela governadora de Cabinda, Suzana Abreu, foi destacado como uma aposta estratégica para transformar a província num centro logístico e industrial com impacto em toda a região. A iniciativa prevê a ligação entre Pangui e Iema, criando uma rota de desenvolvimento que poderá estender-se até países vizinhos como a República Centro-Africana e o Gabão.

Segundo a governadora, a descontinuidade territorial de Cabinda pode ser encarada como uma oportunidade para posicionar a província como um verdadeiro hub de negócios. A articulação entre a Refinaria, o Porto de Águas Profundas do Caio, o novo Aeroporto e a circular externa surge como peça-chave para potenciar sinergias capazes de impulsionar a diversificação económica e gerar mais emprego, sobretudo para a juventude.

Suzana Abreu salientou ainda que o sucesso desta visão dependerá da integração entre os vários projectos estruturantes em curso, que, em conjunto, poderão transformar Cabinda no “celeiro de Angola” e numa porta de entrada privilegiada para o mercado regional. Na ocasião, apresentou também um balanço das principais realizações do governo provincial no último ano, com destaque para os avanços registados nas áreas da saúde, educação, saneamento, energia e apoio à agricultura familiar.

A governadora sublinhou, por fim, que iniciativas como a Expo Cabinda-2025 e o programa “Os Pés na Terra” reforçam o compromisso de dinamizar a economia local, ao mesmo tempo que se promove a melhoria da qualidade de vida das populações. Para Suzana Abreu, o Corredor do Miconge poderá marcar um ponto de viragem no desenvolvimento da província e consolidar o seu papel estratégico no contexto económico regional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Angola: PR considera cooperação com Gabão aceleração do desenvolvimento regional

O Presidente da República de Angola, João Lourenço,...

0

Angola: MPLA aprova relatório de atividades sobre preparação do IX Congresso

A Comissão Nacional Preparatória do IX Congresso Ordinário...

0

Angola: Centrais solares permitem poupança anual de 200 mil milhões de kwanzas

A aposta em energia solar em Angola está...

0