Doing Business Angola 2025 arrancou esta segunda-feira em Lisboa

A terceira edição do Doing Business Angola teve lugar esta segunda-feira, em Lisboa, prometendo ser um ponto de encontro entre decisores públicos, empresários e investidores para discutir temas estruturais como o ambiente de negócios, privatizações, financiamento da economia, mercado financeiro, petróleo e gás, turismo e os desafios da Lusofonia num mundo em constante mudança.

Num contexto global marcado por incertezas e disputas comerciais, África surge como uma oportunidade para as empresas portuguesas.

“Angola oferece hoje a Portugal uma plataforma única e estável de acesso a África”, destaca N’Gunu Tiny, CEO do Grupo Emerald e fundador do Grupo Media9. Já Francisco Alegre Duarte, embaixador de Portugal em Angola, sublinha que as empresas portuguesas não apenas criaram empregos no país, mas também contribuíram para a diversificação económica e o desenvolvimento do capital humano.

O evento, organizado pelo Jornal Económico e pela Forbes África Lusófona, conta com o apoio da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) e da Câmara de Comércio e Indústria Portugal – Angola (CCIPA).
O Hotel Ritz será palco desta jornada de debates, que começará com uma intervenção do ministro da Economia, Pedro Reis, e terminará com a participação de Márcio Daniel, ministro do Turismo de Angola.

Este encontro acontece num momento em que as trocas comerciais entre Angola e Portugal registaram uma quebra significativa em 2024.

As exportações portuguesas para Angola recuaram 18,4%, para 1.027,7 milhões de euros, e as vendas de Angola para Portugal caíram 64,7%, para 95,6 milhões de euros.
Estas mudanças alteraram a posição dos dois países nas respetivas listas de parceiros comerciais, sublinhando a necessidade de reforçar as relações económicas e a aposta na diversificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Coliseu Porto Ageas celebra 90 anos de Ary dos Santos com grandes vozes da música portuguesa

A 25 de setembro, o Coliseu Porto Ageas...

0

Angola: País lusófono, profundamente cristão, prepara grande recepção ao Papa Leão XIV

Durante os próximos dias, de sábado a terça-feira,...

0

Angola: Desemprego desce, mas informalidade continua elevada

Angola registou uma descida da taxa de desemprego...

0