Papa Leão XIV anuncia visita pastoral a Angola em 2026

O Papa Leão XIV confirmou que vai efectuar uma visita pastoral a Angola ainda este ano, integrando a sua agenda de deslocações pelo continente africano. O anúncio foi feito pelo Núncio Apostólico em Angola, Dom Kryspin Dubiel, durante uma conferência de imprensa em Luanda, onde informou que a data e o programa detalhado da visita serão definidos em conjunto com as autoridades angolanas e a Santa Sé.

Segundo o representante diplomático, o Santo Padre aceitou o convite feito pela Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e pelo Governo angolano, inserindo Angola no roteiro da sua próxima viagem apostólica a África. A visita visa fortalecer os laços entre a Igreja Católica universal e a Igreja local, bem como promover a fé e a mensagem de fraternidade em várias comunidades cristãs no país.

A confirmação de Leão XIV de que pretende visitar o continente africano no decurso de 2026 já havia sido antecipada pelo próprio pontífice, que expressou esse desejo após a sua primeira viagem internacional ao exterior desde a eleição, realizada em Novembro de 2025, quando visitou a Turquia e o Líbano.

A visita papal a Angola será um momento histórico para os fiéis e simboliza a continuidade do papel pastoral da Igreja Católica no país lusófono, que já recebeu outros Papas no passado. A data exacta ainda não foi divulgada, mas as autoridades angolanas e eclesiásticas apelam à mobilização dos fiéis na preparação para este acontecimento relevante no calendário religioso de 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Angola acolhe Cimeira da Aliança das Civilizações da ONU com apelo à paz e ao respeito pelo direito internacional

A cidade de Luanda acolheu, na quinta-feira, a...

0

Angola: Violência doméstica poderá ter pena máxima de 15 anos de prisão

A Assembleia Nacional vai analisar uma proposta de...

0

Tanzânia: Governo intensifica combate à produção ilegal de sacolas plásticas

O Governo da Tanzânia reforçou as acções de...

0