Brasil concede mais de 11 mil vistos humanitários a migrantes

O Brasil concedeu, entre janeiro de 2023 e julho de 2024, um total de 11.200 vistos humanitários a migrantes provenientes de países devastados por conflitos e crises humanitárias.

As informações foram divulgadas pelo Governo Brasileiro, que destaca a importância do acolhimento humanitário em tempos de crise. Esta iniciativa das autoridades tem como principal objetivo “proteger indivíduos em situações de vulnerabilidade, garantindo-lhes acolhimento e segurança no território brasileiro”.

A concessão dos vistos resulta de portarias interministeriais estabelecidas entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério das Relações Exteriores, abrangendo países como Afeganistão, Ucrânia, Haiti e Síria.

Segundo informações da plataforma DataMigra BI, que agrega dados migratórios de diversos órgãos do Governo Federal, “os afegãos lideram a lista de beneficiários, com 6.149 vistos emitidos no período em análise”. Em seguida, encontram-se os haitianos, com 4.119 vistos concedidos, seguidos pelos sírios, que receberam 926, e, por último, os ucranianos, com apenas oito.

Pedro Henrique Cícero, coordenador-geral do Comite Nacional para Refugiados (Conare), vinculado ao Ministério da Justiça do Brasil, sublinha a relevância da política brasileira em acolher migrantes, mencionando que “o Brasil tem se destacado há décadas pela política assertiva de concessão de visto temporário e de autorização de residência para acolher humanitariamente nacionais de países afetados por conflitos ou crises humanitárias”.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Fundação firma aliança com a “JX” para “ampliar IA regulatória no Brasil”

Imagem: Antonio Carlos da Silveira Pinheiro, presidente da...

0

Cabo Verde: ​PAICV e MpD querem alcançar consenso contra a corrupção

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde...

0

Andrea Francomano: a mulher por detrás da espiritualidade entre Brasil e Portugal

Imagem: Andrea Francomano, especialista em “Apometria Sistêmica” e...

0