Brasil: Federação Israelita do Estado de São Paulo critica decisão do TIJ sobre Gaza

O presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), Marcos Knobel, criticou a decisão da Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) que emitiu, no passado dia 26 de janeiro, o seu primeiro veredito, a respeito do recurso solicitado pela África do Sul contra Israel no contexto do conflito na Faixa de Gaza. Durante a sessão no tribunal em Haia, foi negado o pedido de um cessar-fogo imediato no território palestino.

De acordo com este responsável, um dos pontos centrais do debate, ignorado pela África do Sul no seu pedido de cessar-fogo imediato, gira justamente em torno da ausência de exigências enfáticas para a libertação imediata dos mais de 130 reféns mantidos em Gaza pelo Hamas, como parte das prioridades, para um possível acordo de trégua.

“O facto é que esses reféns tornaram-se peças perdidas no tabuleiro da guerra e seguem à mercê da invisibilidade. É essencial que os sequestrados sejam lembrados em qualquer acordo que se pregue uma solução para o conflito. Em mais de 110 dias de cativeiro, nenhuma das centenas de pessoas que permanecem em poder do Hamas teve acesso a ajuda humanitária para que seja minimamente possível avaliar as suas condições de saúde. É imperativo que representantes do poder público e da sociedade civil cobrem ativamente que todos eles sejam libertados o quanto antes como parte das exigências de cessar-fogo”, disse Knobel.

O TIJ indica que Israel puna com mais rigor políticos que promovam discursos de ódio e amplie o acesso à ajuda humanitária para Gaza, prevenindo a deterioração das condições de vida locais. O tribunal também pediu que o Hamas liberte imediatamente os reféns capturados em território israelense em 7/10.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: Lula destaca acordo Mercosul-UE como nova fase da integração económica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou...

0

Macau e Portugal reforçam cooperação com assinatura de 61 acordos durante visita oficial

O Chefe do Executivo de Macau, Sam Hou...

0

Timor-Leste: Programa FLBA arranca em Díli para formar jovens líderes no contexto da ASEAN

O Programa de Aceleração da terceira edição do...

0