A Embaixadora do Brasil na ONU, Maria Nazareth Farani Azevêdo, anunciou que o Brasil vai colocar à disposição dos países da CPLP uma biblioteca virtual sobre saúde. Garantiu ainda que o objetivo é que fique disponível ainda durante a presidência do Brasil na CPLP. A embaixadora fez estas declarações durante a Conferência sobre Doenças Tropicais Negligenciadas, que decorre esta semana em Genebra, na Suíca.
Esta biblioteca virtual já se encontra à disposição no sistema da Fundação brasileia Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma instituição de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas localizada no Rio de Janeiro.
Na mesma conferência, o Presidente do Conselho de Administração da farmacêutica brasileira EMS, Carlos Sanchez revelou, em declarações à ONU News, que o Brasil vai doar medicamentos para erradicar a bouba, uma doença infeciosa que atinge a pele, os ossos e as cartilagens muito comum nos países tropicais.
Carlos Sanchez sublinhou ainda que “o Brasil está num momento muito importante de maturidade na área de saúde, onde existem instituições fortes de pesquisa, como a Fiocruz, onde existe uma agência reguladora (Anvisa), muito forte e a indústria farmacêutica nacional, que hoje é uma indústria de ponta. A junção destes três fatores permite que estejamos aqui hoje a ajudar uma doença que foi erradicada no Brasil em 1950, a ser erradicada do mundo”.