Brasil: Ação contra garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (RR) apreende combustível e mantimentos

No dia 24 de agosto de 2025, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), coordenada pela Casa de Governo e com apoio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), realizou patrulhamentos estratégicos em Roraima para interromper a logística do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

A fiscalização nos entornos de Samaúma e Campos Novos resultou na apreensão de cerca de 300 kg de mantimentos, 14 carotes de combustível (700 litros), uma bomba de abastecimento, peças de maquinaria e ferramentas. Os itens estavam organizados e marcados, evidenciando uma logística estruturada para abastecer as frentes ilegais. Próximo do depósito, foi descoberta uma pista que poderá ter servido de apoio aéreo.

Os mantimentos serão destinados ao projeto Polícia Militar Mirim de Mucajaí, enquanto o combustível será doado à Funai. A operação reforçou o bloqueio de rotas terrestres usadas pelos garimpeiros e intensificou o policiamento urbano em Boa Vista.

Desde fevereiro de 2024, mais de 6.400 ações de combate e fiscalização já causaram prejuízos superiores a R$ 477 milhões aos garimpeiros, incluindo apreensão de máquinas, armas e destruição de estruturas ilegais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: Encontro de turismo reúne cerca de 400 participantes em Teresópolis

Foto: divulgação Cerca de 400 empresários, profissionais e...

0

Brasil lidera previsão de crescimento das viagens corporativas a nível mundial em 2026

O Brasil deverá registar em 2026 o maior...

0

China: Novo plano agrícola cria oportunidades para o agro brasileiro

O novo plano agrícola da China para o...

0