Brasil: Ataque a escola brasileira levou PJ a deter jovem português

O ataque a uma escola no Brasil, em outubro passado, levou à morte de uma estudante e deixou outros dois menores feridos. O autor moral dos crimes, português, foi nas últimas horas detido pela Polícia Judiciária.

O português de 17 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), dia 02 de maio, após as investigações apontarem que este terá sido o responsável por criar uma comunidade na Internet que recrutava, estimulava e organizava ataques em escolas no Brasil. Uma ação orquestrada desde a sua casa em solo europeu e que conquistou a atenção de jovens brasileiros.

O jovem foi identificado através do endereço do computador utilizado em Portugal, numa ação liderada pela Unidade de Contraterrorismo da PJ, com o apoio da unidade de combate ao cibercrime.

As informações oficiais são as de que o jovem português escondia a sua identidade através de diferentes “usernames” ou nomes de utilizador.

Após a tragédia no estado de São Paulo, em outubro de 2023, em que uma estudante de 17 anos morreu e outras duas ficaram feridas após um ataque com arma de fogo numa escola em Sapopemba, o jovem português conseguiu ainda mais seguidores, tendo avançado por incentivar novos ataques armados contra estudantes e professores.

Foram identificados pelas autoridades brasileiras três jovens que, em momentos distintos, iriam realizar ataques em diversos estados brasileiros. Segundo apurámos, essas tentativas foram impedidas pela polícia local e não há vítimas. Foi dessa forma que as autoridades descobriram as combinações e os contactos via Internet.

O detido responde agora por uma série de crimes, entre eles um homicídio consumado e vários na forma tentada. A investigação da PJ é coordenada com o Ministério Público no DIAP de Lisboa.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Portugal enfrenta falta de nadadores-salvadores nas praias

A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores alerta para a...

0

Angola: Pedro Ramos participa no “Carreira International Summit 2026”

Imagem: Pedro Ramos participará como orador em julho....

0

Projeto brasileiro chega a Portugal com “alerta urgente” sobre proteção infantil na era digital

Imagem: Daniel Viana, comissário da Polícia Civil do...

0