O Governo do Brasil atingiu a marca de 500 novos mercados internacionais abertos para produtos agropecuários desde o início de 2023, durante a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O número foi alcançado após a Guatemala autorizar a importação de carne bovina brasileira e derivados, reforçando a presença do país sul-americano na América Central e consolidando o seu papel de líder nas exportações mundiais do sector.
A aprovação surge num momento de forte desempenho da pecuária brasileira. Em 2024, o país exportou mais de 12 mil milhões de dólares em carne bovina, equivalentes a 2,8 milhões de toneladas enviadas para mais de 150 destinos. Em 2025, o ritmo manteve-se acelerado e, até outubro, as exportações já superavam 14 mil milhões de dólares, um sinal da crescente procura internacional e da confiança no padrão sanitário brasileiro.
A Guatemala, com cerca de 18 milhões de habitantes, tem vindo a aumentar as suas compras ao Brasil. Entre janeiro e outubro de 2025, importou 192 milhões de dólares em produtos agropecuários brasileiros, sendo os cereais o principal item. No último ano, o país importou ainda 155,6 milhões de dólares em carne bovina, representando cerca de 8,6% do seu consumo interno. A abertura do novo mercado cria oportunidades especialmente na área dos cortes congelados, que representam mais de 70% das importações guatemaltecas deste produto.
O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil sublinha que o resultado é fruto do trabalho conjunto com o Ministério das Relações Exteriores. Para o ministro Carlos Fávaro, o marco demonstra a eficácia da diplomacia económica brasileira e o “esforço de toda a equipa” na diversificação das exportações agropecuárias, garantindo novas fontes de rendimento para o campo sem comprometer o abastecimento interno.