Brasil: Banco BNDES com grande investimento em projetos de IA

O Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) do Brasil destinou R$ 1 mil milhão, cerca de 167 milhões de euros, em crédito a projetos de inteligência artificial no Brasil entre janeiro e junho de 2024. Os financiamentos contemplam toda a cadeia produtiva, incluindo produção de hardware, desenvolvimento de aplicações e integração de soluções. A maior parte dos recursos foi liberada pelo programa “BNDES Mais Inovação”.

O maior volume de crédito foi direcionado a integradores e desenvolvedores de soluções de IA, grupo que reúne empresas que conectam a tecnologia a clientes finais, como as voltadas para serviços financeiros e saúde digital (as chamadas fintechs e healthtechs).

Para a área de hardware, inclui chips especializados, hardware embarcado e supercomputadores. Já os projetos de infraestrutura, há aposta em data centers e serviços de computação em nuvem.

Para o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o avanço da inteligência artificial tende a impulsionar a produtividade e a geração de empregos qualificados. Ele destaca a oferta de energia renovável como um diferencial brasileiro, um fator que pode beneficiar o setor.

Já o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do banco brasileiros, José Luis Gordon, vê a tecnologia como uma aliada para transformar cadeias produtivas e ampliar a competitividade da indústria nacional.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Mercosul formaliza acordo para modernizar o transporte de mercadorias entre Brasil e Paraguai

Brasil e Paraguai assinaram um protocolo bilateral que...

0

Marcelo Stori Guerra assume presidência do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo

Marcelo Stori Guerra tomou posse, no passado dia...

0

Portugal: Rock in Rio Lisboa 2026 encerra edição histórica com 330 mil visitantes e reforça promoção internacional do Brasil junto do público estrangeiro

Fotos: Agência Incomparáveis O Rock in Rio Lisboa...

0