Brasil celebra saída do Mapa da Fome e destaca sistemas alimentares urbanos na cúpula da FAO

O Brasil reafirmou o seu compromisso com sistemas alimentares sustentáveis, inclusivos e democráticos durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU (UNFSS+4), realizada esta segunda-feira (28) na capital da Etiópia. A delegação brasileira destacou os avanços que permitiram ao país sair novamente do Mapa da Fome da ONU, com forte ênfase nas ações voltadas para os contextos urbanos.

O Ministro do Desenvolvimento e Combate à Fome, Wellington Dias, defendeu o papel estratégico do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no combate à fome. “Assim como o SUS salvou vidas durante a pandemia, o SISAN também salvou milhões”, afirmou o ministro.

Entre as iniciativas destacadas estiveram:

  • Estratégia Alimenta Cidades: foca na ampliação da produção, acesso e consumo de alimentos saudáveis nas cidades, beneficiando mais de 77 milhões de pessoas em 91 municípios, com ações como agricultura urbana, cozinhas solidárias e compras públicas.
  • AlimentaLAB: laboratório de inovação que identifica soluções eficazes de políticas públicas e fortalece a cooperação Sul-Sul.
  • Novo Marco de Políticas Públicas sobre Sistemas Alimentares e Clima: com lançamento previsto para outubro de 2025, alinhará a agenda alimentar às metas climáticas, com base em justiça social, soberania alimentar e participação democrática.

A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, lembrou que 85% da população brasileira vive em áreas urbanas, sendo que 25 milhões de pessoas enfrentam desafios ligados a “desertos alimentares”, com pouca oferta de alimentos frescos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

R.D.CONGO: Missionário português denuncia “violência contra mulheres”, em especial nas regiões leste do país

A região leste da República Democrática do Congo,...

0

3,2 milhões de pessoas no Irão e mais de 1 milhão de pessoas no Líbano continuam a viver deslocadas

A recente escalada militar no Médio Oriente, que afeta...

0

Brasil define estratégia de segurança pública para 2026 com foco em dados e integração

O Ministério da Justiça e Segurança Pública reuniu,...

0