A ministra brasileira dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, apelou a um cessar-fogo permanente em Gaza durante a abertura da 18.ª Sessão da Conferência da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP18), nos Estados Unidos.
Na liderança da delegação do Brasil, Macaé Evaristo destacou a urgência de garantir a entrada de ajuda humanitária e a proteção de grupos vulneráveis, incluindo crianças, mulheres, idosos e pessoas com deficiência. Por outro lado, reforçou ainda que os direitos humanos só podem ser plenamente assegurados em contextos de paz.
A ministra também defendeu a convergência entre justiça climática, inclusão e direitos humanos, sublinhando os impactos desproporcionais das alterações climáticas nas pessoas com deficiência.
Durante o evento, apresentou iniciativas do governo brasileiro, como o plano “Novo Viver Sem Limite” e o inédito programa de reparação às vítimas da lepra.