Brasil defende multipolaridade e comércio aberto na reunião do BRICS

O Brasil reforçou a necessidade de cooperação entre os países emergentes para enfrentar o protecionismo e a fragmentação do comércio global.
O apelo foi feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Mauro Vieira, na abertura da reunião dos negociadores do BRICS, em Brasília.

Vieira alertou para o impacto da “desglobalização”, referindo que as barreiras comerciais e a reorganização das cadeias de abastecimento agravam as desigualdades globais.

 “Os BRICS devem resistir a essa fragmentação e defender um sistema de comércio multilateral aberto, justo e equilibrado, que atenda às necessidades do Sul Global e promova uma economia multipolar”, afirmou.

Este é o primeiro encontro do bloco sob a presidência brasileira, que definirá a agenda para a cimeira de líderes, agendada para julho, no Rio de Janeiro. O ministro destacou a importância da recente expansão do grupo, que passou de cinco para onze membros, abrangendo quase metade da população mundial e 39% do PIB global.

Para Vieira, o BRICS deve reforçar mecanismos financeiros alternativos, como o Novo Banco de Desenvolvimento, essencial para o financiamento de infraestruturas e projetos sustentáveis.
Além disso, a presidência brasileira focar-se-á na reforma da governança global, na cooperação económica e no desenvolvimento social e ambiental.

“Ao fortalecer a cooperação no Sul Global e promover o multilateralismo, podemos construir um futuro que reflita as aspirações das nossas nações”, concluiu o ministro.

O encontro, que termina esta quarta-feira, contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e terminará com um resumo das discussões e propostas para o futuro do bloco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: OMS e Unicef destacam recuperação da vacinação infantil com redução de crianças sem qualquer dose

O Brasil registou um dos maiores avanços mundiais...

0

Sudão: Contrabando de ouro e goma arábica estão a financiar a guerra

Um novo relatório do Alto Comissariado das Nações...

0

Jurista luso-brasileiro acredita que o triângulo Mercosul, União Europeia e Emirados Árabes Unidos é “estratégico”

Imagens: Luiz Eduardo Fernandes, fundador da Corvus Advisory,...

0