Brasil e mais cinco países defendem solução pacífica para a Venezuela com respeito pela vontade popular

O Brasil, em conjunto com o Chile, a Colômbia, a Espanha, o México e o Uruguai, divulgou este domingo um comunicado conjunto no qual manifesta preocupação e rejeita as acções militares dos Estados Unidos na Venezuela. Os seis países consideram que os ataques e a captura do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, constituem um precedente extremamente perigoso para a paz e a segurança regionais, além de colocarem em risco a população civil.

No documento, os governos sublinham que a situação na Venezuela deve ser resolvida exclusivamente por meios pacíficos, através do diálogo e da negociação, respeitando a vontade do povo venezuelano em todas as suas expressões. As seis nações defendem que qualquer solução deve estar em conformidade com o direito internacional e livre de ingerências externas.

O comunicado destaca ainda que apenas um processo político inclusivo, liderado pelos próprios venezuelanos, poderá conduzir a uma solução democrática, sustentável e respeitadora da dignidade humana. Para os signatários, a imposição de soluções externas compromete a legitimidade e a estabilidade do país.

Por fim, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México e Uruguai alertam para os riscos de qualquer tentativa de controlo governamental, administração ou apropriação externa de recursos naturais ou estratégicos da Venezuela, considerando tais acções incompatíveis com o direito internacional e uma ameaça à estabilidade política, económica e social da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Venezuela e EUA tomam medidas diplomáticas

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, confirmou...

0

Wagner Lopes vence Globo de Ouro de Melhor Ator e reforça projeção internacional do cinema brasileiro

O filme O Agente Secreto, realizado por Kleber...

0

Iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira reunirá líderes empresariais para discutir o papel do CEO em Lisboa

“A sustentabilidade não é um custo nem um...

0