Brasil envia generais à China e reforça laços militares com Pequim

Pela primeira vez, o Brasil terá oficiais-generais das três Forças Armadas integrados à adidância militar da sua embaixada em Pequim, numa iniciativa sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida quebra a exclusividade histórica dos Estados Unidos como único destino de representantes militares de alto escalão e marca um passo inédito na cooperação de defesa com a China.

A missão contará com um general do Exército, que acumulará as funções de Adido de Defesa e do Exército; um contra-almirante como Adido Naval; e um coronel da Aeronáutica como Adido Aeronáutico, apoiados por dois adjuntos.

O grupo também representará o Brasil junto à Tailândia, ampliando a presença no Sudeste Asiático.

A mudança ocorre num momento de tensões comerciais com Washington — que recentemente elevou para 50% a tarifa sobre alguns produtos brasileiros — e de interesse de Brasília em diversificar parcerias estratégicas.

Vários analistas destacam que a iniciativa não rompe com os EUA, mas reforça a aposta em múltiplos polos de cooperação, especialmente num país que investe fortemente em inovação e indústria bélica.

Para além da representação protocolar, os adidos militares terão papel ativo em negociações, intercâmbio de informações e acompanhamento tecnológico, abrindo espaço para que o Brasil amplie o acesso a novas capacidades e consolide a sua posição no cenário internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: Governo reforça preparação para a Presidência da ASEAN em 2029

O Governo de Timor-Leste realizou, em Díli, a...

0

Brasil reforça combate ao roubo de telemóveis com novo sistema nacional

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da...

0

Brasil anuncia medidas para apoiar setores afetados pelas novas tarifas dos Estados Unidos

O Governo brasileiro anunciou um conjunto de medidas...

0