Brasil: Governadores do Sul e Sudeste debatem segurança pública e divulgam carta-compromisso

Os governadores das regiões Sul e Sudeste do Brasil participaram, na sexta-feira, 5 de dezembro, da 14ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado no Rio de Janeiro entre os dias 4 e 6. O objetivo foi intensificar as conversas sobre o combate à criminalidade e as ações integradas de inteligência em torno da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 18, debatida no Congresso Nacional. Ao final do encontro, os governadores apresentaram a “Carta do Rio de Janeiro”, com as ações e sugestões elaboradas durante o evento.

Os governadores Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Jorginho Mello (Santa Catarina), Ratinho Júnior (Paraná), Romeu Zema (Minas Gerais) e Tarcísio de Freitas (São Paulo) compartilharam experiências no combate à criminalidade durante o painel “Segurança Pública e o Enfrentamento ao Crime Organizado: Desafios dos Estados Sul e Sudeste”.

Zema observou, ao se referir às propostas apresentadas no Cosud por seus colegas governadores, que as suas regiões representam “55% dos brasileiros e mais de 70% do PIB do Brasil”.

Durante o evento, procuradores de Justiça dos estados membros reuniram-se para discutir a integração dos Ministérios Públicos (MPs) nos moldes do consórcio. A proposta é criar um espaço para o compartilhamento de informações e serviços de inteligência entre os MPs.

O evento teve oito câmaras temáticas: Segurança Pública, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Governo e Gestão, Saúde, Educação, Desenvolvimento Humano e Regulação.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Wagner Lopes vence Globo de Ouro de Melhor Ator e reforça projeção internacional do cinema brasileiro

O filme O Agente Secreto, realizado por Kleber...

0

Iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira reunirá líderes empresariais para discutir o papel do CEO em Lisboa

“A sustentabilidade não é um custo nem um...

0

Brasil: Sistema Único de Saúde terá rede de hospitais inteligentes financiado pelo BRICS

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da...

0