Brasil: Governo brasileiro celebra eleição de António Costa como presidente do Conselho Europeu

A escolha do ex-primeiro-ministro de Portugal, António Costa, para presidir o Conselho Europeu, anunciada nos últimos dias, mereceu o elogio do governo brasileiro.

Através de nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse ter tomado “conhecimento, com satisfação, da eleição de Costa, no último dia 27, pelos líderes dos países-membros da União Europeia”.

“Ao felicitar o ex-primeiro-ministro António Costa, notório amigo do Brasil, por sua indicação para o cargo, o governo brasileiro prontifica-se a cooperar estreitamente com o novo presidente do Conselho no fortalecimento dos vínculos com a União Europeia, bloco que constitui a principal origem de investimentos estrangeiros diretos no Brasil e o segundo maior parceiro comercial do país”, disseram os responsáveis pela pasta brasileira.

Recorde-se que o Conselho Europeu é a instituição que define as diretrizes e as prioridades políticas da UE. É formado pelos 27 Chefes de Estado ou Governo dos países-membros, pelo Presidente do Conselho e pelo Presidente da Comissão Europeia. O presidente do Conselho é eleito para mandato de dois anos e meio, podendo ser reeleito uma única vez.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Maria Luís Albuquerque apela ao reforço das pensões complementares

A comissária europeia Maria Luís Albuquerque defendeu que...

0

Secretário-geral da NATO diz que Trump “está a fazer o que é correto”

O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, tem sido...

0

Europa inicia nova fase de cooperação política e económica com a Síria

A União Europeia abriu um novo capítulo nas...

0