Brasil: Governo do Rio de Janeiro compra novas tecnologias de segurança na China

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, com a “meta de fomentar o intercâmbio com instituições chinesas” participou numa reunião dia 17/04, com o vice-prefeito de Pequim, Jin Wei. Ainda na China, Castro visitou as empresas Hikvision e a Dahua, líderes mundiais em soluções e serviços baseados em vídeo e análise de imagens, com as quais fechou acordos comerciais.

O objetivo, segundo fontes, é “ampliar o sistema de monitorização e inteligência das Forças de Segurança em 92 municípios fluminenses”. A ideia do governo é “ceder as câmaras às prefeituras, que vão ser responsáveis pela instalação e manutenção dos equipamentos”.

Cláudio Castro explicou que as empresas vão iniciar os “planeamentos com informações detalhadas sobre os modelos mais adequados para a realidade do Estado” e, assim, “podem contribuir para tornar as nossas cidades mais seguras e eficientes”.

Castro afirmou ainda que “o uso dessas soluções inteligentes ajuda na identificação de suspeitos, na monitorização de áreas estratégicas e na prevenção de crimes em grandes eventos, como o Réveillon e o Carnaval”, e lembrou o uso eficaz dessa tecnologia nas duas festividades.

Foram compradas 21.571 câmaras corporais portáteis pelo governo da Hikvision, das quais 13 mil estão a ser utilizadas pela Polícia Militar e 5,8 mil câmaras estão instaladas nas viaturas e são utilizadas na videomonitorização urbana.

Com relação às câmaras de reconhecimento facial, o governador ressalta que são “grandes aliadas da segurança, colaborando com a identificação de suspeitos, foragidos da Justiça e na localização de pessoas desaparecidas. A tecnologia já auxiliou na prisão de mais de 500 pessoas”.

Além disso, o programa 190, equivalente ao 112 em Portugal, está integrado a “230 mil câmaras e sinais de sensores de instituições públicas e privadas, conectados ao Centro Integrado de Comando e Controlo (CICC)”.

As conquistas das Forças de Segurança também foram possíveis com o “CICC Móvel, que começou a ser utilizado em 2024 e auxiliou as equipas policiais no patrulhamento de grandes eventos, como o concerto da Madonna, G20, Réveillon e Carnaval”.

Também devido à inauguração da “Agência Central de Inteligência, que concentra setores como busca eletrónica e intercetações, e o Gabinete de Comando de Operações Policiais, para a coordenação de monitorização e gestão estratégica das ações contra o crime organizado”.

Ainda em solo chinês, Cláudio Castro reuniu com o governador de Zhejiang, Liu Jie, para estabelecer “futuras parcerias em áreas como tecnologia e inovação, logística e energia sustentável”. Durante o encontro, este responsável fluminense “destacou o crescimento da economia do Estado do Rio e os novos investimentos em energia renovável, como o projeto-piloto para implantar eólicas offshore e produção de energia a partir do vento do mar”.

“Estamos investindo na transição energética, com projetos como a regulamentação da energia eólica offshore e os Corredores Sustentáveis para veículos pesados. Há grande potencial de sinergia entre nossos estados nessa área”, finalizou o governador do Rio de Janeiro.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Paquistão mata 15 militantes perto da fronteira com o Afeganistão

O exército do Paquistão anunciou a morte de...

0

COP30: “O tempo das promessas já passou”, afirma Alckmin na abertura do plenário de alto nível

A segunda semana da COP 30 começou esta...

0

Brasil: Vice-Presidente “saúda” decisão de Trump sobre tarifas nos produtos agrícolas

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento,...

0