Ações com influenciadores digitais são um importante mecanismo de promoção de produtos e destinos em feiras internacionais. Além de gerar muitas visualizações nas redes sociais, contribuem para atrair a atenção de um público segmentado. O influencer digital Diamantino Martins é um desses fenómenos portugueses. Com 21,7 mil seguidores, além de criador de conteúdo, ele é proprietário da agência Pólis Viagens e Turismo.
Diamantino Martins é um dos exemplos das pessoas que têm usado perfis nas redes sociais para promover Minas Gerais na 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das maiores e mais importantes feiras de turismo do mundo. “Como profissional e criador de conteúdo, considero importante divulgar o Estado e os seus produtos aqui, até para dar mais visibilidade ao destino Minas”, disse.
As ações do Governo de Minas, que conta com um espaço na feira lisboeta, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), fazem parte do programa “Minas para o Mundo: Mundo para Minas”. A BTL Lisboa começou no dia 28 de fevereiro e a programação estendeu-se até ao dia 3 de março.
“Uma das grandes apostas de Minas, aqui na BTL, é o que o estado tem de melhor para oferecer: a gastronomia”, comentou Martins, num vídeo no perfil @dimantinomartins, no Instagram. Como agente de viagens, ele reconhece que a procura pelo destino Minas cresceu no último ano. “Na minha agência, vendi pacotes para o Carnaval de Belo Horizonte, este ano. Descobri que é uma festa genuína, popular e segura”, alegou.
Palestrante oficial da BTL Lisboa, a influenciadora Sónia Justo é multiplataforma – escreve sobre gastronomia e viagens em blog, podcast, redes sociais e Youtube com o perfil @lovelylisbonner. Presença constante no stand do Governo de Minas, Sónia mostra-se encantada com as degustações promovidas pelos chefs Felipe Rameh e Roberta Gomes, na Cozinha Viva. Embora ainda não conheça Minas Gerais, ela mostrou muito interesse em visitar o estado, após participar na BTL.
Quando indagada sobre a primeira imagem que vem à mente quando se menciona Minas Gerais, a influenciadora não hesita em citar a gastronomia e as paisagens naturais. “Minas Gerais tem ainda muito a crescer como destino, em Portugal. O viajante português tem uma ligação muito forte com o Brasil. A participação de Minas na feira é muito orgânica e natural. O stand chama muito a atenção: tem pão de queijo, cachaça, queijo, café”, pontuou.
Em todas as feiras que Sónia participou, no ano passado, Minas marcou presença. “Os stands de Minas Gerais e do Brasil são sempre os mais cheios, animados e populares. O europeu gosta muito”, acrescentou.
O casal Ana Granjo e Ricardo Couto, do travel blog “Gato Vadio” (@gatovadiotravelblog), com 27,5 mil seguidores, ainda não teve a oportunidade de viajar até Brasil. De Minas Gerais, dizem que se encantaram com as imagens das cachoeiras. “Só conhecemos Minas Gerais pelas novelas”, contaram.

No stand mineiro, participaram na Cozinha Viva e experimentaram o porquinho crocante com banana caramelada, mini vegetais tostados e rotti. “Achamos tudo delicioso, não estamos acostumados a comer quiabo”, destacou Ana.
A criadora de conteúdo conta que a cozinha mineira tem similaridades com a portuguesa, como o porquinho, que também é comum noutros preparos na culinária local, mas também percebeu influências africanas. “O purê de banana é muito diferente. No geral, gostamos dessa mistura de sabores e culturas”, avaliou.
Minas Gerais, segundo o casal, oferece diversas opções, como património histórico, natureza e gastronomia, para vários nichos de públicos. “Há uma vantagem. Os portugueses gostam de viajar e comer bem”, resumiu Ana Granjo.
Ígor Lopes