Brasil: Justiça congela 23,8 milhões de reais por fraude contra pensionistas do INSS

A Justiça Federal do Brasil determinou o bloqueio de 23,8 milhões de reais (cerca de 4,2 milhões de euros) em bens de empresas e sócios suspeitos de envolvimento num esquema fraudulento que terá lesado milhares de pensionistas e reformados. A medida responde a uma ação da Advocacia-Geral da União (AGU), que representa o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), visando garantir o ressarcimento das vítimas de descontos ilegais nos seus benefícios.

Entre os alvos estão as empresas Venus Consultoria Assessoria Empresarial S/A e THJ Consultoria Ltda, bem como os respetivos sócios.
Segundo a investigação, tratam-se de empresas de fachada, criadas com o objetivo de aplicar fraudes através de intermediários e, alegadamente, com pagamento de subornos a agentes públicos para obterem autorização para os descontos indevidos.

A decisão é a primeira no âmbito de um conjunto de 15 ações judiciais desmembradas de um processo maior, que envolvia 60 réus.
A AGU pretende o bloqueio de um total de 2,56 mil milhões de reais em património pertencente a 12 entidades associativas e seus dirigentes, acusados de liderar a rede fraudulenta.

As organizações já estão a ser alvo de processos administrativos no INSS por suspeitas de corrupção.

A Justiça aponta “fortes indícios” de que o esquema visava explorar reformados e pensionistas vulneráveis, aproveitando-se da ausência de fiscalização para aplicar descontos não autorizados nas pensões mensais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil aprova lei que regula guarda partilhada de animais em caso de separação

O Presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin,...

0

Secretário de Estado da Cultura de Portugal convidado para o “Conversas da Câmara” na Câmara de Comércio Luso-Brasileira

Alberto Santos, Secretário de Estado da Cultura de...

0

Brasil: Banco chinês e BNDES criam fundo de mil milhões de dólares para investimentos

O Export-Import Bank of China (CEXIM) vai investir...

0