Brasil: Lula defende estratégia nacional para minerais críticos e destaca liderança chinesa

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu a criação de uma estratégia nacional para transformar o potencial do país em minerais críticos em capacidade tecnológica e industrial.

Durante uma reunião no Palácio do Planalto, destacou que a China conquistou uma posição de liderança no domínio das terras raras, minerais essenciais para setores como a inteligência artificial, os veículos elétricos, as energias renováveis, a indústria eletrónica e os sistemas de defesa.

Lula afirmou que o Brasil deve deixar de ser apenas um exportador de matérias-primas e investir no processamento, na inovação e na produção de tecnologia, acrescentando valor aos seus recursos naturais. O Presidente sublinhou ainda que o país reúne reservas minerais significativas e conhecimento técnico suficiente para assumir um papel mais relevante nas cadeias globais de fornecimento de minerais estratégicos.

O governante lembrou ainda que a crescente disputa entre as principais potências económicas pelo controlo destes recursos abre uma oportunidade para o Brasil atrair investimentos, fortalecer a sua base industrial e impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico.

Para Lula, uma política nacional para os minerais críticos poderá reforçar a competitividade da economia brasileira e posicionar o país como um parceiro estratégico na transição energética e no desenvolvimento das tecnologias do futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique e Brasil querem reforçar cooperação

O chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo, recebeu...

0

Brasil: Equipas de resgate brasileiras encerram missão humanitária na Venezuela

Fotos: divulgação/Agência São Paulo As equipas da Defesa...

0

Brasil tenta evitar tarifas dos EUA com nova ronda de negociações

O Governo brasileiro procura realizar uma última reunião...

0