Brasil: Mais de 1,6 milhão de turistas internacionais visitaram o Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), no Brasil, divulgou os dados sobre o crescimento do turismo internacional entre janeiro e setembro de 2025. Um total de 1.630.927 visitantes estrangeiros desembarcaram no Estado, o que representa 51,6% em relação ao mesmo período de 2024.

As ações foram lideradas pela Setur-RJ e pela Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), que consideram a alta do destino turístico fluminense um ativador para o recorde brasileiro de 7,09 milhões de turistas internacionais nos nove primeiros meses do ano. Em setembro, 156.993 turistas estrangeiros desembarcaram no Rio: alta de 35,4% em relação ao mesmo mês de 2024 (116.004).

Entre os turistas estrangeiros, 593.292 argentinos visitaram o Rio de Janeiro entre janeiro e setembro, ultrapassando o total de todo o ano de 2024. Em seguida vêm os chilenos (276.475), os americanos (161.752), uruguaios (76.890) e os franceses (63.642).

O desempenho recorde é atribuído pelos gestores do turismo a um conjunto de ações estratégicas lideradas pela Setur-RJ e pela TurisRio, como a participação na FIT América Latina, em Buenos Aires, e ações promocionais em parceria com o RIOgaleão e a Air Canada em Toronto, Montreal e Nova York.

“O resultado de setembro confirma que o turismo fluminense vive o melhor momento da sua história. Estamos a colher os frutos de um trabalho contínuo de promoção internacional, qualificação e integração com o trade. O Rio de Janeiro está preparado para receber mais, diversificar seus públicos e consolidar o turismo como motor de desenvolvimento em todo o estado”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca. 

Até ao fim de 2025, os responsáveis pela administração do turismo do Estado do Rio de Janeiro têm a expectativa de ultrapassar 2 milhões de turistas internacionais, com o objetivo de reforçar o protagonismo fluminense no turismo mundial.

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, destacou que o “turismo é um dos pilares da nossa economia e está vivendo um momento histórico. Esses números mostram que o Rio de Janeiro voltou a ser vitrine do Brasil para o mundo”.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: Operação desarticula esquema de corrupção em órgão público federal

A partir de uma denúncia anónima, a Controladoria-Geral...

0

Espírito Santo: Representantes de países da América Latina debatem alfabetização na idade certa

Sob coordenação do Instituto Natura e do Centro...

0

Brasil: “Manifesto da Lusofonia” será apresentado durante Festival Literário no Recife

Mesmo antes de começar oficialmente, os responsáveis pela...

0