Com o intuito de “fortalecer as relações bilaterais em áreas como o comércio e investimentos, conectividade aérea e cooperação, questões militares na área de Defesa”, o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, visitará países da África Ocidental de 10 a 14 de março.
Segundo apurámos, também estarão em discussão interesses multilaterais, como o combate à fome e à pobreza, o meio ambiente e a mudança do clima no contexto da COP 30, a reforma da governança global, entre outros.
O primeiro país a ser visitado será Cabo Verde (10/3) e depois Benim (11/3), Nigéria (12/3), Senegal (13/3) e Costa do Marfim (14/3).
De acordo com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, “o engajamento com a África tem sido prioritário” para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Atento ao crescimento populacional e ao potencial de investimentos, o atual governo destacou que, em “2024, a corrente do comércio do Brasil com os países a serem visitados somou US$ 3,17 mil milhões”.
O interesse e investimentos realizados são justificados porque a África tem “mais de 1 mil milhão e 500 milhões de habitantes” e “é uma das regiões que mais cresce no mundo, e apresenta amplo potencial para a diversificação de parcerias com o Brasil”.
Ígor Lopes